Área de Atuação

A UNIPSICO Taubaté Cooperativa de Trabalho em Psicologia, Fonoaudiologia, Psicopedagogia, Terapia Ocupacional e Fisioterapia tem como objetivo o constante processo de desenvolvimento e aprimoramento de seus empreendimentos, priorizando sempre a qualidade dos serviços prestados, proporcionando, equilíbrio, bem estar e melhor qualidade de vida aos seus usuários

Histórico

A UNIPSICO Taubat√© ‚Äď Cooperativa de Trabalho em Psicologia, foi criada em 1992, com a finalidade de proporcionar tratamentos terap√™uticos a uma parcela da popula√ß√£o de Taubat√© e regi√£o, que n√£o tinham acesso a esses servi√ßos. Em 1998, a Cooperativa passou a ser multidisciplinar, agregando profissionais das √°reas de Fonoaudiologia, Psicopedagogia, Terapia Ocupacional e Fisioterapia, com intuito de oferecer aos seus usu√°rios uma melhor qualidade de vida, com atendimentos diferenciados e globalizados.

Pela instituição se tratar de uma cooperação entre profissionais da área, foi possível viabilizar valores de consultas mais condizentes com a renda da população, sem danos à qualidade dos serviços prestados, o que resultou no sucesso e solidificação da UNIPSICO Taubaté.

Momento Atual

Nesses √ļltimos anos de atua√ß√£o, a UNIPSICO Taubat√© j√° firmou muitos contratos e parcerias com empresas e institui√ß√Ķes que representam os mais importantes aliados da Cooperativa, frente aos constantes desafios que o mercado imp√Ķe √†s institui√ß√Ķes que visam prestar servi√ßos de qualidade e acess√≠vel √† popula√ß√£o.

Somos hoje, uma Cooperativa s√≥lida e de credibilidade, que conta com profissionais de alta compet√™ncia, prontos para prestarem um atendimento de extrema qualidade para a regi√£o de Taubat√©, Vale do Para√≠ba e Litoral Norte. Contando hoje com mais de 70 profissionais, a UNIPSICO Taubat√© mostra com seus mais de 15 anos de atua√ß√£o e com caracter√≠sticas pr√≥prias, por que √© a operadora de servi√ßos nesse ramo que mais cresce, atraindo cada dia mais pacientes e firmando novos contratos empresariais. Nesses anos, trabalhamos para levar a melhor assist√™ncia em sa√ļde √† popula√ß√£o de Taubat√© e regi√£o, com constante processo de desenvolvimento e aprimoramento dos servi√ßos prestados, sempre com o objetivo de proporcionar bem estar e equil√≠brio f√≠sico e mental aos nossos usu√°rios.

  • Amplo quadro de profissionais nas mais diversas √°reas de atua√ß√£o, possibilitando a melhor escolha do profissional;
  • Honor√°rios mais acess√≠veis aos usu√°rios por se tratar de uma institui√ß√£o de car√°ter cooperativo;
  • A imagem social da empresa √© fortalecida favorecendo o v√≠nculo com o empregado, e promovendo a melhora da sua produtividade;
  • Redu√ß√£o de faltas ao trabalho por quest√Ķes de ordem emocional ou motiva√ß√£o;
  • Disponibilidade de escolha de hor√°rios para atendimento em localidades pr√≥ximas ao trabalho, escola, resid√™ncia, inclusive atendimento Home-Care;
  • Disponibilidade de usufruir dos melhores profissionais para ministrar cursos e palestras em institui√ß√Ķes.


Psicologia Cl√≠nica:atendimento a adultos, adolescentes e crian√ßas podendo ser individual, em grupo, casal ou fam√≠lia. tratamento psicoter√°pico, aconselhamento, orienta√ß√£o profissional, dentre outros trabalhos referentes √† psicologia cl√≠nica, com intuito de tratar todo tipo de transtorno emocional como estresse, depend√™ncias de √°lcool e drogas, transtornos de ansiedade, s√≠ndrome do p√Ęnico, depress√£o, dentre outras.

Psicologia Escolar:atua√ß√£o na √°rea escolar em educa√ß√£o infantil, ensino fundamental e ensino m√©dio promovendo orienta√ß√Ķes psicopedag√≥gicas aos professores e familiares dos alunos, orienta√ß√Ķes profissionais, acompanhamento do desenvolvimento psicol√≥gico das crian√ßas, atendimentos individuais em dificuldades espec√≠ficas dos alunos, an√°lise e acompanhamento das rela√ß√Ķes interpessoais entre a diretoria, coordenadoria, professores, alunos, fam√≠lias e demais funcion√°rios da escola.

Psicologia Hospitalar:atua√ß√£o na √°rea de sa√ļde mental em hospitais e cl√≠nicas, promovendo acompanhamento e atendimentos psicol√≥gicos, individual e em grupo, avalia√ß√£o psicodiagn√≥stica dos pacientes pr√©, peri e p√≥s-operat√≥rio, suporte psicol√≥gico √†s fam√≠lias e demais funcion√°rios da institui√ß√£o.

Psicologia Organizacional:atua√ß√£o na √°rea de recursos humanos em empresas oferecendo trabalhos de recrutamento, sele√ß√£o de pessoal, an√°lise e descri√ß√£o de cargos, diagn√≥stico organizacional, pesquisa de mercado, assessoria e consultoria para implanta√ß√£o de projetos, an√°lise e acompanhamento das rela√ß√Ķes inter-pessoais nas empresas, palestras sobre motiva√ß√£o e comunica√ß√£o, dentre outros.


Fonoaudiologia Cl√≠nica:atende desde o rec√©m-nascido at√© o idoso. trata dos dist√ļrbios da comunica√ß√£o tais como: problemas relacionados a audi√ß√£o (nas defici√™ncias auditivas|), altera√ß√£o na voz (nas disfonias), na fala (como trocas, omiss√Ķes e distor√ß√Ķes de sons), atraso de fala ou perda da habilidade da fala (relacionada a problemas neurol√≥gicos), dificuldade na alfabetiza√ß√£o (leitura, escrita e altera√ß√£o do processamento auditivo central), motricidade oral (quando existem h√°bitos prolongados de dedo, chupeta ou mamadeira) e reeduca√ß√£o das fun√ß√Ķes da respira√ß√£o, degluti√ß√£o e mastiga√ß√£o quando estas est√£o alteradas.

Fonoaudiologia Empresarial:Atua√ß√£o em gest√£o empresarial e telecomunica√ß√Ķes, com atendimento a funcion√°rios respons√°veis por tarefas de implanta√ß√£o de servi√ßos, recrutamento ou treinamento nas √°reas de comunica√ß√£o oral (verbal) e gr√°fica (escrita); Desenvolvimento de atividades de preven√ß√£o √† sa√ļde ocupacional e Programa de Preven√ß√£o de Perda Auditiva (PPPA).

Fonoaudiologia Escolar:a fonoaudiologia na escola consiste em orientar os professores sobre os aspectos da alfabetização, bem como fornecer instrumentos para observar a fala das crianças, além de prevenir alteração dos órgãos fonoarticulatórios da fala. todo trabalho em escolas tem caráter preventivo que é realizado através de triagem e orientação aos pais e professores quanto ao desenvolvimento normal e os desvios deste, sendo feito os encaminhamentos quando necessários. atualmente, devido a grande incidência de professores com problemas na voz disfonia, é também realizado em escolas palestras sobre cuidados e higiene vocal.

Fonoaudiologia Hospitalar:existem v√°rias possibilidades quanto √† atua√ß√£o do fonoaudi√≥logo, desde o pr√©-natal, na orienta√ß√£o de m√£es e beb√™s normais, at√© o trabalho mais espec√≠fico com a fun√ß√£o motora oral de beb√™s em UTI neonatal (prematuros de baixo peso), realizando a passagem da alimenta√ß√£o de sonda g√°strica para via oral, avalia√ß√Ķes comportamentais globais e espec√≠ficas, exames objetivos como videodeglutograma e teste da orelhinha.


.:Atendimento a crian√ßas, adolescentes e adultos, portadores de dist√ļrbios ou baixo desempenho escolar, dificuldades psicomotoras, dentre outros. Desenvolvendo e aperfei√ßoando o pensamento, com criatividade e aprendizado. Podem ocorrer muitos fatores que influenciar√£o no sucesso ou no fracasso escolar de uma crian√ßa, como: fatores fisiol√≥gicos, fatores psicol√≥gicos, condi√ß√Ķes pedag√≥gicas e principalmente o meio s√≥cio-cultural em que vive a crian√ßa. O psicopedagogo cl√≠nico ir√° diagnosticar, orientar, atender em tratamento e investigar os problemas emergentes nos processos de aprendizagem. Esclarecendo os obst√°culos que interferem para haver uma boa aprendizagem. Favorecendo o desenvolvimento de atitudes e processos de aprendizagem adequados. Realizar√° o diagn√≥stico-psicopedag√≥gico, com especial √™nfase nas possibilidades e perturba√ß√Ķes da aprendizagem; esclarecimento e orienta√ß√£o daqueles que o consultam; a orienta√ß√£o de pais e professores. A psicopedagogia no campo cl√≠nico emprega como recurso principal a realiza√ß√£o de entrevistas operativas dedicadas √† express√£o e a progressiva resolu√ß√£o da problem√°tica individual e/ou grupal daqueles que a consultam.


Nutri√ß√£o Cl√≠nica:atende do rec√©m-nascido ao idoso, contemplando a fun√ß√£o de assist√™ncia diet√©tica promovendo educa√ß√£o nutricional a indiv√≠duos, sadios ou enfermos, atuam na preven√ß√£o e no tratamento de patologias (obesidade, doen√ßas cel√≠acas, doen√ßas renais, doen√ßas cr√īnicas, diabetes, cardiopatias, doen√ßas hep√°ticas, entre outras) atrav√©s de uma alimenta√ß√£o adequada, visando √† promo√ß√£o, manuten√ß√£o e recupera√ß√£o da sa√ļde. atendimentos realizados individualmente com aplica√ß√£o de anamnese (hist√≥rico de vida e familiar), fisiopatologias, avalia√ß√£o f√≠sica e diagn√≥stico nutricional e as devidas condutas a serem seguidas.

Nutri√ß√£o Coletiva:Nutricionistas de unidade de alimenta√ß√£o e nutri√ß√£o (UAN), tamb√©m definidas como empresas fornecedoras de alimenta√ß√£o coletiva, autogest√£o, restaurantes, lanchonetes, padarias, f√°bricas de alimentos, hot√©is e cozinhas de estabelecimentos assist√™ncias de sa√ļde, atua na elabora√ß√£o de Manual de Boas Pr√°ticas, m√©todos de controle de qualidade dos alimentos, treinamento de funcion√°rios, implementa Procedimentos Operacionais Padronizados (POP), planejamento de card√°pio, compras de insumos, supervisionar a produ√ß√£o de refei√ß√Ķes, bem como a adequa√ß√£o das instala√ß√Ķes f√≠sicas; implantar, coordenar e supervisionar as atividades de higieniza√ß√£o da UAN.

Nutri√ß√£o Escolar:Atua√ß√£o em programas de educa√ß√£o em alimenta√ß√£o e nutri√ß√£o em ambientes escolares. Realiza√ß√£o de aulas pr√°ticas e te√≥ricas de nutri√ß√£o e sa√ļde para todos os alunos. Respons√°vel pelo card√°pio escolar, obedecendo as composi√ß√Ķes necess√°rias para uma alimenta√ß√£o saud√°vel √†s crian√ßas. Supervisiona o preparo dos alimentos garantindo que o card√°pio est√° sendo comprido, realiza treinamento aos funcion√°rios da cantina ou cozinha e (√© respons√°vel pela manuten√ß√£o da seguran√ßa higi√™nica e sanit√°ria)

Nutri√ß√£o Hospitalar:Atua√ß√£o direta com pacientes acamados, realizando avalia√ß√Ķes f√≠sicas com diagn√≥stico nutricional e aplica√ß√£o da Terapia Nutricional, prescrevendo alimentos adequados diante a patologia, levando a melhorado do quadro garantir a alimenta√ß√£o equilibrada e o aporte de nutrientes necess√°rios ao bom estado nutricional do indiv√≠duo.