Área de Atuação

A UNIPSICO Taubaté Cooperativa de Trabalho em Psicologia, Fonoaudiologia, Psicopedagogia, Terapia Ocupacional e Fisioterapia tem como objetivo o constante processo de desenvolvimento e aprimoramento de seus empreendimentos, priorizando sempre a qualidade dos serviços prestados, proporcionando, equilíbrio, bem estar e melhor qualidade de vida aos seus usuários

Histórico

A UNIPSICO Taubaté – Cooperativa de Trabalho em Psicologia, foi criada em 1992, com a finalidade de proporcionar tratamentos terapêuticos a uma parcela da população de Taubaté e região, que não tinham acesso a esses serviços. Em 1998, a Cooperativa passou a ser multidisciplinar, agregando profissionais das áreas de Fonoaudiologia, Psicopedagogia, Terapia Ocupacional e Fisioterapia, com intuito de oferecer aos seus usuários uma melhor qualidade de vida, com atendimentos diferenciados e globalizados.

Pela instituição se tratar de uma cooperação entre profissionais da área, foi possível viabilizar valores de consultas mais condizentes com a renda da população, sem danos à qualidade dos serviços prestados, o que resultou no sucesso e solidificação da UNIPSICO Taubaté.

Momento Atual

Nesses últimos anos de atuação, a UNIPSICO Taubaté já firmou muitos contratos e parcerias com empresas e instituições que representam os mais importantes aliados da Cooperativa, frente aos constantes desafios que o mercado impõe às instituições que visam prestar serviços de qualidade e acessível à população.

Somos hoje, uma Cooperativa sólida e de credibilidade, que conta com profissionais de alta competência, prontos para prestarem um atendimento de extrema qualidade para a região de Taubaté, Vale do Paraíba e Litoral Norte. Contando hoje com mais de 70 profissionais, a UNIPSICO Taubaté mostra com seus mais de 15 anos de atuação e com características próprias, por que é a operadora de serviços nesse ramo que mais cresce, atraindo cada dia mais pacientes e firmando novos contratos empresariais. Nesses anos, trabalhamos para levar a melhor assistência em saúde à população de Taubaté e região, com constante processo de desenvolvimento e aprimoramento dos serviços prestados, sempre com o objetivo de proporcionar bem estar e equilíbrio físico e mental aos nossos usuários.

  • Amplo quadro de profissionais nas mais diversas áreas de atuação, possibilitando a melhor escolha do profissional;
  • Honorários mais acessíveis aos usuários por se tratar de uma instituição de caráter cooperativo;
  • A imagem social da empresa é fortalecida favorecendo o vínculo com o empregado, e promovendo a melhora da sua produtividade;
  • Redução de faltas ao trabalho por questões de ordem emocional ou motivação;
  • Disponibilidade de escolha de horários para atendimento em localidades próximas ao trabalho, escola, residência, inclusive atendimento Home-Care;
  • Disponibilidade de usufruir dos melhores profissionais para ministrar cursos e palestras em instituições.


Psicologia Clínica:Atuação na área de Saúde Mental em hospitais e clínicas, promovendo acompanhamento e atendimentos psicológicos, individual e em grupo, avaliação psicodiagnóstica dos pacientes pré, peri e pós-operatório, suporte psicológico às famílias e demais funcionários da Instituição.

Psicologia Escolar:Atuação na área de recursos humanos em empresas oferecendo trabalhos de recrutamento, seleção de pessoal, análise e descrição de cargos, diagnóstico organizacional, pesquisa de mercado, assessoria e consultoria para implantação de projetos, análise e acompanhamento das relações inter-pessoais nas empresas, palestras sobre motivação e comunicação, dentre outros.

Psicologia Hospitalar:Atendimento a adultos, adolescentes e crianças; podendo ser individual, em grupo, casal ou família; oferecendo tratamento psicoterápico, aconselhamento, orientação profissional, dentre outros trabalhos referentes à psicologia clínica, com intuito de tratar de todo tipo de transtorno emocional como estresse, dependências de álcool e drogas, transtornos de ansiedade, síndrome do pânico, depressão, dentre outras.

Psicologia Organizacional:Atuação na área escolar em Educação Infantil, Fundamental e Ensino Médio. Promovendo orientações psicopedagógicas aos professores e familiares dos alunos; orientações profissionais; acompanhamento do desenvolvimento psicológico das crianças; atendimentos individuais em dificuldades específicas dos alunos; análise e acompanhamento das relações interpessoais entre a Diretoria, Coordenadoria, Professores, Alunos, Famílias e demais funcionários da Escola.


Fonoaudiologia Clínica:Atende desde o recém-nascido até o idoso. Trata dos distúrbios da comunicação tais como: problemas relacionados a audição (nas deficiências auditivas|), alteração na voz (nas disfonias), na fala (como trocas, omissões e distorções de sons), atraso de fala ou perda da habilidade da fala (relacionada a problemas neurológicos), Dificuldade na alfabetização (leitura, escrita e alteração do processamento auditivo central), motricidade oral (quando existem hábitos prolongados de dedo, chupeta ou mamadeira) e reeducação das funções da respiração, deglutição e mastigação quando estas estão alteradas.

Fonoaudiologia Empresarial:Atuação em gestão empresarial e telecomunicações, com atendimento a funcionários responsáveis por tarefas de implantação de serviços, recrutamento ou treinamento nas áreas de comunicação oral (verbal) e gráfica (escrita); Desenvolvimento de atividades de prevenção à saúde ocupacional e Programa de Prevenção de Perda Auditiva (PPPA).

Fonoaudiologia Escolar:a fonoaudiologia na escola consiste em orientar os professores sobre os aspectos da alfabetização, bem como fornecer instrumentos para observar a fala das crianças, além de prevenir alteração dos órgãos fonoarticulatórios da fala. todo trabalho em escolas tem caráter preventivo que é realizado através de triagem e orientação aos pais e professores quanto ao desenvolvimento normal e os desvios deste, sendo feito os encaminhamentos quando necessários. atualmente, devido a grande incidência de professores com problemas na voz disfonia, é também realizado em escolas palestras sobre cuidados e higiene vocal.

Fonoaudiologia Hospitalar:existem várias possibilidades quanto à atuação do fonoaudiólogo, desde o pré-natal, na orientação de mães e bebês normais, até o trabalho mais específico com a função motora oral de bebês em UTI neonatal (prematuros de baixo peso), realizando a passagem da alimentação de sonda gástrica para via oral, avaliações comportamentais globais e específicas, exames objetivos como videodeglutograma e teste da orelhinha.


.:Atendimento a crianças, adolescentes e adultos, portadores de distúrbios ou baixo desempenho escolar, dificuldades psicomotoras, dentre outros. Desenvolvendo e aperfeiçoando o pensamento, com criatividade e aprendizado. Podem ocorrer muitos fatores que influenciarão no sucesso ou no fracasso escolar de uma criança, como: fatores fisiológicos, fatores psicológicos, condições pedagógicas e principalmente o meio sócio-cultural em que vive a criança. O psicopedagogo clínico irá diagnosticar, orientar, atender em tratamento e investigar os problemas emergentes nos processos de aprendizagem. Esclarecendo os obstáculos que interferem para haver uma boa aprendizagem. Favorecendo o desenvolvimento de atitudes e processos de aprendizagem adequados. Realizará o diagnóstico-psicopedagógico, com especial ênfase nas possibilidades e perturbações da aprendizagem; esclarecimento e orientação daqueles que o consultam; a orientação de pais e professores. A psicopedagogia no campo clínico emprega como recurso principal a realização de entrevistas operativas dedicadas à expressão e a progressiva resolução da problemática individual e/ou grupal daqueles que a consultam.


Nutrição Clínica:Atende do recém-nascido ao idoso. Contemplando a função de assistência dietética promovendo educação nutricional a indivíduos, sadios ou enfermos. Atuam na prevenção e no tratamento de patologias (obesidade, doenças celíacas, doenças renais, doenças crônicas, diabetes, cardiopatias, doenças hepáticas, entre outras) através de uma alimentação adequada, visando à promoção, manutenção e recuperação da saúde. Atendimentos realizados individualmente com aplicação de anamnese (histórico de vida e familiar), fisiopatologias, avaliação física e diagnóstico nutricional e as devidas condutas a serem seguidas.

Nutrição Coletiva:Nutricionistas de unidade de alimentação e nutrição (UAN), também definidas como empresas fornecedoras de alimentação coletiva, autogestão, restaurantes, lanchonetes, padarias, fábricas de alimentos, hotéis e cozinhas de estabelecimentos assistências de saúde, atua na elaboração de Manual de Boas Práticas, métodos de controle de qualidade dos alimentos, treinamento de funcionários, implementa Procedimentos Operacionais Padronizados (POP), planejamento de cardápio, compras de insumos, supervisionar a produção de refeições, bem como a adequação das instalações físicas; implantar, coordenar e supervisionar as atividades de higienização da UAN.

Nutrição Escolar:Atuação em programas de educação em alimentação e nutrição em ambientes escolares. Realização de aulas práticas e teóricas de nutrição e saúde para todos os alunos. Responsável pelo cardápio escolar, obedecendo as composições necessárias para uma alimentação saudável às crianças. Supervisiona o preparo dos alimentos garantindo que o cardápio está sendo comprido, realiza treinamento aos funcionários da cantina ou cozinha e (é responsável pela manutenção da segurança higiênica e sanitária)

Nutrição Hospitalar:Atuação direta com pacientes acamados, realizando avaliações físicas com diagnóstico nutricional e aplicação da Terapia Nutricional, prescrevendo alimentos adequados diante a patologia, levando a melhorado do quadro garantir a alimentação equilibrada e o aporte de nutrientes necessários ao bom estado nutricional do indivíduo.